Convite para a apresentação de Propostas

O Secretariado da Aliança de Cidades está a emitir um Convite para Apresentação de Propostas temáticas subordinadas ao tema “Os Jovens e a Cidade: Desafios e Visões de uma Alteração Demográfica” para financiamento através do seu Fundo Catalisador. Com este convite temático, CA enfatiza o seu compromisso com aqueles que constituem o futuro de uma cidade. Veja também as perguntas mais frequentes sobre o Fundo Catalisador.

 

O convite temático tem três objectivos principais em linha com a natureza 'catalisadora' do Fundo:

  • Aumentar a sensibilização para o papel da juventude no desenvolvimento urbano, em um momento em que as cidades, decorrentes um processo de urbanização histórico, parecem estar mal preparadas para oferecer uma melhor governança, mecanismos efetivos de representação ou papéis económicos e sociais para as suas populações jovens.

  •  Seleccionar e apoiar, tanto técnica como financeiramente, projectos urbanos inovadores com enfoque na juventude e revisitar as áreas tradicionais da Aliança de Cidades, tais como estratégias de desenvolvimento de cidades, requalificação de favelas e políticas nacionais sobre desenvolvimento urbano com ênfase na juventude.

  • Fornecer uma plataforma flexível que permita aos projectos de sucesso desenvolver redes de aprendizagem entre pares e sistematicamente extrair e partilhar conhecimento que simultaneamente informe e influencie práticas urbanas assim como diálogos de políticas a nível local, nacional e global.

 

Exemplos de projectos possíveis para submissão ao Fundo Catalisador da Aliança de Cidades, mas que não se limitam a estes: 

  • A integração de uma perspectiva jovem nas metodologias participativas de planeamento urbano e de requalificação de favelas;

  • Projectos que integrem o papel da juventude na resposta aos desafios urbanos, tais como desenvolvimento económico local, adaptação às mudanças climáticas e serviços básicos; e 

  • Projectos com um enfoque urbano, envolvendo organizações de juventude e/ou uma forte componente da juventude.

 

Favor atentar para os seguintes requisitos para elegibilidade:

  • O projecto proposto tem de cumprir os objectivos do Convite e do Fundo Catalisador e enquadrar-se no âmbito do Estatuto da Aliança de Cidades.

  • O projecto proposto tem de ser executado em países que estejam na Lista do DAC da OCDE de Beneficiários da Ajuda.

  • Os pedidos de doação ficarão limitados a um valor entre USD 50,000 – USD 250,000.

  • Pelo menos um membro da Aliança de Cidades tem de patrocinar o projecto. Recomenda-se vivamente a existência de patrocinadores múltiplos. O(s) patrocinador(es) deverá/deverão ser contactado(s) antes da apresentação do projecto proposto. O proponente e o(s) patrocinador(es) deverão também ter discutido e endossado a Nota Conceptual do projecto proposto, incluindo o papel do(s) patrocinador(es) antes da sua submissão.

  • O governo nacional deve expressar sua ‘não objeção’ ao projecto proposto.

 

Todas as candidaturas devem respeitar as seguintes orientações:

  • Data limite.  A data limite de apresentação da candidatura é 30 de Abril de 2012, meia-noite (hora de Washington DC).

  • Formato. Todas as candidaturas devem utilizar o Formulário de Nota Conceptual da Aliança de Cidades

  • Língua. As Notas Conceptuais podem ser em Inglês, Francês, Português ou Espanhol.

  • Submissão da candidatura por e-mail. As Notas Conceptuais deverão ser submetidas apenas por e-mail para o Secretariado da Aliança de Cidades no endereço CATF@citiesalliance.org até à data limite de 30 de Abril de 2012.

 

O próximo convite para a apresentação de propostas será emitido no próximo ano. Para mais informações, é favor contactar CATF@citiesalliance.org